O que é Hidrocolonterapia?
A Hidroterapia do Cólon é um sistema natural de limpeza que ajuda a combater os problemas crônicos provocados pelo mau funcionamento do intestino realizado aqui no consultório.
A irrigação do cólon é uma lavagem com água suficiente para preencher o cólon por meio de um aparelho ligado numa água corrente que passa por um filtro. Como a água circula na totalidade do cólon, essa irrigação limpa suas mucosas, melhorado a fisiologia intestinal. Ela remove os resíduos de fezes, alimentos mal digeridos, mucos, ajudando a melhorar a flora e permeabilidade intestinal.
O ideal é realizar de 6 a10 sessões em dias consecutivos ou alternados ou conforme prescrição, acompanhado de uma dieta específica para a terapia.
Após as sessões realizadas será reposta a flora intestinal e adequação da dieta individualizada e verificação da necessidade de nutrientes.
O Intestino e sua conexão com o organismo
O intestino grosso representa a última parte do aparelho digestivo e tem como principais funções: Eliminação das fezes; reabsorção de água e nutrientes; contribui com o sistema imunológico ( 80 % do nosso potencial imunológico), hospeda a flora microbiana responsável pela permeabilidade e defesa do organismo. Essas bactérias digerem uma parte da celulose, sintetizam vitaminas e destroem microorganismos patogênicos.
Uma alimentação inadequada ou pobre em nutrientes e fibras, estresse físico e emocional, atividades sedentárias e a impossibilidade de realizar atividades físicas com freqüência, provocam problemas gastrointestinais, dificultando o processo natural de digestão, absorção e eliminação dos alimentos. Assim, os detritos que deveriam ser eliminados permanecem no intestino grosso durante muito tempo e acabam sendo fermentados ou entram em putrefação. Neste processo, produz material tóxico que será reabsorvido pelo organismo, produzindo uma "auto-intoxicação”. Isto ocorre devido ao aumento da permeabilidade intestinal, ou seja, a mucosa do intestino se torna mais permeável quando as células perdem o poder de adesão.
Desequilíbrios do Intestino – (Disbiose)
A Disbiose ocorre por desorganização no epitélio da mucosa intestinal ou por deturpação na seletividade dos receptores. Substâncias irritantes como o álcool, produtos químicos contidos na alimentação industrializada (conservantes, corantes, acidulantes, adoçantes artificiais ) podem provocar inflamações locais, assim como o contato da mucosa com substâncias alérgicas. Não se trata de alergia, mas uma espécie de sensibilidade ao alimento que tem origem no intestino. Quando a mucosa está irritada, seja por estresse, ou pelo consumo de medicamentos, sua permeabilidade aumenta. O organismo passa, então, a absorver moléculas maiores, que normalmente passariam direto, e reage como se tivesse assimilado um corpo estranho. O resultado é cansaço, olheiras profundas, flatulência, dores de cabeça e resfriados constantes. O processo pode ocorrer, por exemplo, com a lactose, o açúcar do leite, ou com o glúten, presente em pães, aveia e farináceos e etc.
Indicações para o Tratamento - sintomas relacionados a problemas intestinais
Tratamento gases, abdômen distendido, diarréias, doenças inflamatórias intestinais
Efeito desintoxicante, sensação de bem-estar e leveza
Síndrome da fadiga crônica (desânimo, stress, cansaço, enxaquecas, mau-humor “enfezada”)
Melhora do humor (diminuindo a ansiedade, irritabilidade, nervosismo)
Estimula o peristaltismo intestinal (movimento de contração do intestino);
Promove a redução de peso
Alívio de desordens ginecológicas (ex:cistites, ovarites, candidíase vaginal e intestinal),micoses
Prevenção de doenças degenerativas
Prevenção do Câncer de intestino
Aumenta produção intestinal do neurotransmissor Serotonina (bem-estar, depressão)
Alergias alimentares e intolerâncias alimentares;
Constipação (prisão de ventre)
Fibromialgia, artralgia, psoríase; artrite
Inchaço de pernas, desinteresse no trabalho, perda do apetite sexual, mãos e pés frios
Rinite, eczema, alergias respiratórias
Insônia, Depressão,
Diarréia Crônica, cólon atônico, cólon irritável, colites, doença de Crohn , Doença Celíaca
Hipotireoidismo, Tireoidite de Hashimoto
|